Desconto sindical em folha de servidores do estado do Rio poderá ser facultativo
Deputado Rodrigo Amorim (União Brasil), autor da proposta
Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) quer tornar facultativo o desconto sindical na folha de pagamento dos servidores estaduais.
De acordo com a proposta, por ter natureza privada, o custo das atividades dos sindicatos deve ser realizado com recursos privados, provenientes das contribuições dos servidores filiados voluntariamente, sem qualquer interferência, participação ou uso da administração pública.
O deputado Rodrigo Amorim (União Brasil), autor da proposta, garante que a ideia não é acabar com a contribuição, mas conferir aos servidores a possibilidade de escolha. O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça.
“A filiação aos sindicatos é um direito desses profissionais e nossa ideia não é mudar isso. O que queremos, na verdade, é garantir que esses trabalhadores façam as contribuições somente se desejarem, sem obrigatoriedade. Eu tenho certeza de que se os sindicatos fizeram um bom trabalho, receberão o devido apoio”, acredita.