Ícone do site Jornal hora H

Morre PM do Bope baleado no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio 

Rafael Wolfgramm foi baleado durante a operação no Complexo da Maré

Morreu na noite do último domingo (16), depois de cinco dias internado no Hospital Federal de Bonsucesso, o sargento do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rafael Wolfgramm Dias, baleado no Complexo da Maré, na Zona Norte. Na ocasião em que foi atingido, outras cinco pessoas morreram, entre elas o policial militar Jorge Galdino Cruz, de 32 anos.

Rafael chegou a passar por cirurgia e permaneceu em estado grave na maior parte de sua internação. Nas redes sociais, familiares e amigos organizaram campanhas para doação de sangue, além de mobilizarem correntes de oração pela recuperação do agente. O corpo do militar foi sepultado nesta terça-feira (18) no Cemitério Jardim da Saudade, de Sulacap, na Zona Oeste do Rio.

Segundo investigações, o ataque aos policiais foi ordenado por líderes do Terceiro Comando Puro (TCP), que domina parte das comunidades da Maré. Na ocasião, os agentes ficaram encurralados em uma casa, onde o sargento Jorge Galdino foi baleado e morto. Um áudio que circulou nas redes sociais revelou o momento do ataque: “Três canas ali, vamos quebrar a casa com eles dentro. Não vai sair da casa, filha da p*”, gritou um dos criminosos.

Bandido é um dos mais procurados

Entre as lideranças do tráfico à frente da ordem está Thiago da Silva Folly, o TH. Ele é considerado também um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro, tendo 16 mandados de prisão expedidos por homicídios, assaltos e tráfico de drogas. De acordo com as investigações da Polícia Militar, os policiais do Bope conseguiram chegar bem próximo do esconderijo usado por TH na Comunidade do Timbau, na Maré.

 

Sair da versão mobile