Ícone do site Jornal hora H

Moto Clube de São João de Meriti distribui refeições e roupas para moradores de rua

Rota da Solidariedade sobre duas rodas realiza a ação todas as segundas-feiras/Divulgação/PMSJM

Toda segunda-feira à noite e todo segundo domingo do mês, o Moto Clube Rota 101 – São João de Meriti, realiza voluntariamente a doação de quentinhas e roupas de frio a moradores em situação de rua. Os membros e simpatizantes se reúnem onde as pessoas costumam ficar, como a Praça da Matriz, no Centro e nas imediações do viaduto da Pavuna, limite entre São João de Meriti e o Rio de Janeiro.

A ação acontece desde abril de 2021, e logo após o clube passou a somar forças com outros voluntários para oferecer ainda mais refeições. Com cerca de 1200 quentinhas e milhares de peças de roupas distribuídas, o clube enxerga a atitude como fruto de um olhar para a comunidade local, especialmente neste período de pandemia de covid-19, contribuindo para reduzir a dor e dar algum conforto a seus semelhantes.

Ações para arrecadar alimentos
Para fazer as quentinhas, o grupo conta com apoio de simpatizantes que ajudam com os alimentos, além de contribuírem ainda com a aquisição de itens básicos. Para essa compra o clube realiza rifas de serviços feitas por apoiadores (tatuagem, piercing, tratamento estético, barbearia, entre outros), que são divulgados na conta do instagram criada especialmente para isso, o Rota da Solidariedade (@rotadasolidariedade).

“Divulgamos as rifas e os bazares para que o dinheiro seja revertido em apoio a essa causa, auxiliando também aquelas famílias mais carentes”, disse Vanessa Newmann, coordenadora do Rota da Solidariedade.

Importância da distribuição
Diretor social responsável pelas ações, David Soares falou sobre a importância da distribuição: “Essas pessoas precisam de atenção e de um olhar como este, às vezes isso é tudo que chega até elas”.

Antônio Batista, um dos voluntários que apoiam a causa, afirma que a soma das forças é fundamental: “Tem muita gente precisando nas ruas, não podemos deixar de fazer o bem, essas pessoas têm pressa”, lembrou-se.

O Diretor Regional do Clube, Daniel Newmann, reforça que a ação é parte de algo muito maior, o apoio ao próximo: “Queremos ir além das palavras, acreditamos que a prática do bem é fundamental, especialmente neste período delicado onde muitos estão passando por dificuldades”, disse.

Quem somos
O Moto Clube Rota 101 – São João de Meriti é composto por homens, mulheres de diversas idades e classes sociais, a regional tem 19 membros efetivos e foi inaugurada em 2017, sendo fruto direto do Moto Clube Rota 101 de Aracruz, no Espírito Santo (fundado em 2001).

A regional de Meriti está localizada na Rua Carolina Pereira Cossick, 47, em Coelho da Rocha, São João de Meriti e abre todas as sextas-feiras a partir das 19h para o público em geral e as doações podem ser feitas via Pix através da chave 084.769.077-61 (Vanessa Newmann) ou pelas redes sociais do Moto Clube: Facebook.com/MotoClubeRota101RJ ou Instagram @rotadasolidariedade / @rota101rj.

Sair da versão mobile