Ícone do site Jornal hora H

Criação do Comitê de Segurança reduz em 98% de ameaças de ataques às escolas

Ações do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar surte efeito/Divulgação/Seeduc

Quase um ano após a criação do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar (Cise) o número de notificações de ameaças de ataques às escolas teve redução de 98% no segundo bimestre de 2024, se comparados ao mesmo período de 2023. O resultado é referente a todas as redes de ensino do Rio de Janeiro, segundo os dados da Polícia Civil. Criado em maio de 2023 pelo governador Cláudio Castro para o enfrentamento às ações hostis, o comitê é presidido pela Secretaria de Estado de Educação.

Fazem parte do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, as polícias Civil e Militar, secretarias de Estado e municipais, membros da sociedade civil e da rede privada de ensino, entre outros. O principal objetivo é a promoção da cultura de paz nas escolas.

Para atuar no combate e na prevenção de situações de violência nas escolas, a Seeduc criou o SegPaz – Plano de Ações Integradas de Segurança e Cultura de Paz nas Escolas, que engloba o Registro de Violência Escolar (RVE), ferramenta que tem norteado as ações de prevenção da Secretaria de Educação com as unidades que mais precisam de acompanhamento, a fim de melhorar a cultura de paz no ambiente escolar, além da possibilidade de comunicação de casos como ameaças, bullying, racismo, furto, agressão, entre outras violações de direitos, sejam presenciais ou virtuais.

Sair da versão mobile