Alerj lança nova versão do programa de dados que atende Conselhos Tutelares

Alerj

Coordenador técnico do sistema, Sérgio Henrique, fala sobre o programa

Com um layout mais moderno e didático, foi lançado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na última quarta-feira (19), a nova versão digital do Sistema de Informação para Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (Sipia-CT), cuja base de dados é usada para o trabalho dos conselheiros tutelares.

A ferramenta, que apresentava defasagem, ganhou uma característica interativa, cujo objetivo é facilitar e agilizar as ações de planejamento, execução e monitoramento relacionadas à criança e ao adolescente.

Criado em 2021, ele é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única para formulação de políticas públicas no setor.

Coordenador técnico do sistema, Sérgio Henrique disse que as informações agora ficam salvas no programa, sem risco de serem perdidas, como acontecia anteriormente. Ele adiantou que será realizado um treinamento em alguns municípios para capacitar os profissionais.