Alerj promove ‘Semana Rara’ para conscientizar sobre doenças raras

Rara

Com o objetivo da iniciativa é sensibilizar e conscientizar a população sobre as
doenças pouco comuns, em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras,
comemorado na próxima quinta-feira (29), a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj)
realiza ao longo dos próximos dias a “Semana Rara”.

O Palácio Tiradentes ganhará iluminação com as cores lilás, azul, verde e rosa, que
simbolizam as doenças raras, e ainda abrirá, na terça-feira (27/02), uma exposição
fotográfica intitulada “Mulheres Raras”, que mostra três mulheres fluminenses que
se dedicaram em prol desses pacientes. São elas Raquel Boy, Adriana Santiago e
Patrícia Serrão.

Também haverá o lançamento do livro “Mulheres Raras”, de autoria do Instituto
Vidas Raras, e votação do projeto de lei do deputado Munir Neto (PSD), sobre o
Estatuto da Pessoa com Doença Crônica, Complexa e Rara, e votação prioritária de
outros projetos sobre o tema.

Confira a programação:

Segunda-feira (26/02)

18h – O Palácio Tiradentes ganha iluminação com as cores que simbolizam as doenças raras (lilás, azul, verde e rosa), permanecendo até o dia 29/02.

Terça-feira (27/02)

14h – Na Sala de Exposições do Palácio Tiradentes haverá o lançamento da exposição fotográfica “Mulheres Raras”, sobre três mulheres fluminenses premiadas nacionalmente por suas atuações em prol dos raros: Raquel Boy, médica geneticista do Hospital Pedro Ernesto; Adriana Santiago, dirigente da Associação Brasileira Addisoniana; e Patrícia Serrão, jornalista autora do podcast de sucesso Histórias Raras.

14h30 – Também na Sala de Exposições do Palácio Tiradentes haverá o lançamento do livro Mulheres Raras, de autoria do Instituto Vidas Raras.

15h – No Plenário do Palácio Tiradentes acontecerá a votação do Estatuto da Pessoa com Doença Crônica, Complexa e Rara, de autoria do deputado Munir Neto (PSD), e votação prioritária de outros projetos sobre o tema. As galerias serão abertas à população.

19h – No Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316) será apresentada a Avant-première no Rio de Janeiro do filme “Undiagnosed” (“Sem Diagnóstico”), evento da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM). Sessão fechada a convidados, na qual a Frente Parlamentar de Doenças Raras levará um grupo de pacientes raros. Este filme acaba de ser lançado nos EUA, já obteve nove premiações somente naquele país e trata da dificuldade de diagnóstico de doenças raras e as repercussões negativas da falta de diagnóstico.

Quarta-feira (28/02)

11h30 – No Metrô da Carioca, em frente à saída da Rua da Ajuda, haverá distribuição à população da cartilha “Doença Rara: você sabe o que é?”, acompanhada de esclarecimentos sobre o tema, com a participação da Aliança Cavernoma Brasil e outras ONGs.

Quinta-feira (29/02)

9h30 – “A Vez e a Voz dos Raros”, idealizado pela Frente. Raros desempenharão o papel dos deputados, no Plenário do Palácio Tiradentes, e conduzirão um evento só para eles. Os raros serão recebidos pela Orquestra de Cordas de Violinos de Volta Redonda e durante o evento pessoas raras serão homenageadas. Haverá exibição de vídeos e a fala de Alexandra Humber, CEO da Rare Diseases International.

16h – No Auditório da Escola do Legislativo, Elerj (Rua da Ajuda, 5, 2º andar), haverá exibição do 1º episódio da série “Viver é Raro”, da Casa Hunter, seguido de Roda de Conversa com Letícia Santiago, pessoa com Doença de Addison e presidente da Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Genética Médica e Doenças Raras; Fernanda Batista, coordenadora do programa Huntermóvel, da Casa Hunter, vice-diretora da ONG Amigos da Atrofia Muscular, Espinhal e coordenadora da rede de especialistas da Alianza Latinoamérica; Tayane Gandra, mãe de Guilherme, de 8 anos, que tem epidermólise bolhosa distrófica.