Assistência Social de Belford Roxo vai às ruas anunciar serviços à população

Ação-2

O artesão Otávio Frederico gostou de saber que os serviços da pasta são gratuitos

A dona de casa Ingrid Barbosa da Silva desconhecia o projeto/Jeovani Campos/PMBR

Equipe está nas ruas dos principais bairros da cidade, distribuindo panfletos
informativos sobre os serviços disponíveis

Já dizia Chacrinha (apresentador de programas de auditórios nas décadas de 60, 70
e 80): “Quem não se comunica, se trumbica”. Baseando-se na teoria da comunicação do “Velho Guerreiro”, a Secretaria Municipal de Assistência Social,
Cidadania e Combate à Fome (Semascf) de Belford Roxo colocou em prática o
projeto “Assistência Presente”. Às segundas, quartas e sextas-feiras, uma equipe
está nas ruas dos principais bairros da cidade, distribuindo panfletos informativos e
conversando com a população sobre os serviços disponíveis na secretaria, além de
como, onde e quando utilizá-los.

“É importante que as pessoas conheçam os serviços públicos existentes no
município onde vivem. O Assistência Presente está nas ruas semanalmente para
isso. Divulgamos de boca em boca”, disse a secretária municipal de Assistência
Social, Cidadania e Combate à Fome, Tati Ervite.

Divulgação de serviços
A equipe do Assistência Presente pode ser facilmente identificada. Todos os
integrantes usam camisetas com a logomarca do projeto e crachá funcional. A dona
de casa, Ingrid Barbosa da Silva, 30, acompanhada da filha Lara, de um ano,
transitava pela Avenida Joaquim da Costa Lima, trecho próximo à sede da prefeitura, no bairro São Bernardo, quando parou para conversar e receber informações por um representante do projeto. “Achei muito interessante essa abordagem. Vou voltar para casa sabendo de muita coisa que desconhecia”, resumiu.

Situação de vulnerabilidade
Além de divulgar os serviços, o projeto também orienta e identifica pessoas em
situação de vulnerabilidade que são encaminhadas aos serviços e benefícios que
têm direito. “Muita coisa gratuita que existe, que estão ao nosso alcance e não
sabemos. A pessoa que falou comigo foi muito gentil e educada”, afirmou o artesão
Otávio Frederico, 81. A pastora Marilda Rodrigues, 72, também elogiou o projeto:
“Gostei muito de receber as informações. Que continue assim, informando mais e
mais”, frisou.

Toda pessoa que para e conversa com alguém da equipe, leva para casa material
contendo informações, endereço e funcionamento sobre os 13 Centros de
Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de
Assistência Social (CREAS), Centro Especializado de Atendimento à Mulher
(Ceambel), Restaurante do Povo, Centro Pop, Campanhas, Cursos Gratuitos, entre
outros serviços.