Balão cai em aeroporto no Rio e provoca alteração em voo que pretendia aterrissar

Balão-capa

Balão cai no Aeroporto Santos Dumont e provoca alteração em voo que pretendia aterrissar

Um balão caiu bem próximo da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (7). Para evitar acidentes, o controle de tráfego aéreo do terminal decidiu cancelar a aterrissagem de um voo que se aproximava da pista.

Também por conta da queda, um outro avião, esse que vinha de Porto Alegre (voo 2785), precisou adiar o pouso no aeroporto carioca. A aeronave teve que aguardar a retirada do balão para descer.

Imagens captadas pela Aviation TV, uma plataforma que monitora a pista, mostraram o balão caindo no aeroporto. Na gravação, um agente da torre de controle do terminal dá orientações ao piloto do avião que vinha de Porto Alegre. O responsável pede que ele aguarde a liberação da pista para concluir a aterrissagem.

“Tem um balão caindo aqui. O senhor mantenha a posição e aguarde para aproximar. Ok?”, diz o agente.
Em resposta a orientação da torre de controle, o piloto do avião responde com ironia.

“Maravilha. Hoje é dia. Vamos aguardar”, respondeu o piloto.

Nas imagens também é possível ver uma aeronave da empresa Azul (voo 2958), que vinha de Curitiba, pousando bem na hora que o balão estava caindo.

Balão mata
Na última semana, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro lançou uma campanha em suas redes sociais mostrando que balões podem matar.

A campanha dos bombeiros contra quem solta balão no Rio de Janeiro tem o objetivo de educar. Com vídeos reais, a corporação mostra as consequências trágicas dessa prática.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que intensificará investigações relacionadas à atividade criminosa, principalmente com a proximidade das festas juninas