Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão
Brigadistas estavam a postos para impedir que o artefato provocasse um incêndio
Um balão foi “abatido” instantes antes de cair em uma das pistas do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Zona Norte do Rio, na manhã do último domingo (25). O incidente causou atraso em 1 voo. As imagens foram cedidas pela AviationTV, plataforma que monitora os procedimentos do terminal.
O episódio foi por volta das 8h20. Brigadistas temiam que o artefato chegasse ao solo em chamas e provocasse um incêndio nos canteiros, atrapalhando ainda mais a operação do Galeão.
Uma equipe com um caminhão-pipa “cercou” o balão enquanto ele descia e esperou atingir uma certa altura a fim de disparar um jato d’água. Molhado, o objeto logo “pousou” na pista.
Na sequência, funcionários rapidamente foram checar se a bucha ainda estava acesa. O caminhão-pipa soltou mais água para confirmar. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) teve de adiar o pouso até que a pista ficasse desobstruída.
Crime
Produzir, vender ou soltar balão é crime, e a pena pode chegar a 3 anos de prisão. A campanha Disque Balão recebe denúncias sobre fabricação, comercialização, armazenamento, locais de soltura e grupos de baloeiros. Para denunciar, a população pode entrar em contato com o Linha Verde pelos telefones 0300 253 1177 e (21) 2253 1177 (WhatsApp) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.