Balsas com fogos do réveillon de Copacabana são aprovadas em vistoria do Corpo de Bombeiros

Balsas

Bombeiros durante a inspeção nas embarcações com os fogos de artifício do Réveillon/Divulgação/CBMERJ

As dez balsas que proporcionarão 12 minutos de queima de fogos durante a chegada de 2025 em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foram aprovadas em inspeção do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) nesta segunda-feira (30).

A vistoria, que aconteceu na Ilha do Governador, Zona Norte, aprovou as condições de segurança das embarcações que vão compor o show pirotécnico da virada do réveillon. As estruturas serão levadas para orla na manhã desta terça (31).

“Estivemos na Ilha do Governador com a Diretoria Geral de Diversões Públicas e os oficiais analistas percorreram cada uma das 10 balsas, verificando o distanciamento entre os artefatos, o calibre, a inclinação e se o posicionamento estava conforme o layout que foi apresentado pelos organizadores. O resultado é que está em conformidade. A partir de agora, o próximo passo é a corporação emitir autorização para queima de fogos em Copacabana”, afirmou o porta-voz dos Bombeiros, major Fábio Contreiras.

De acordo com o CBMERJ, 168 bombeiros, incluindo 77 guarda-vidas, estarão na orla de Copacabana. A atuação também conta com 6 grupos de intervenção rápida (4 terrestres e 2 marítimos) e 20 postos de guarda-vidas ativados na orla. Equipes de combate a incêndio, socorro marítimo, salvamento e atendimento pré-hospitalar estarão posicionadas nas principais áreas de concentração de público.

Conexão via GPS

Os 35 mil disparos pirotécnicos das balsas, carregadas com mais de 15 toneladas de fogos de artifício e ancoradas na orla do bairro, acontecerão por 12 minutos e serão sincronizados com música.

Segundo a Prefeitura do Rio, equipamentos com conexão via GPS garantirão que cada balsa dispare os fogos com precisão, sincronizados em tempo real.
reconhecimento facial

As bombas são preparadas para explodir em três alturas distintas: entre 50 e 60 metros; entre 120 e 150 metros; e entre 180 e 210 metros, para evitar o acúmulo de fumaça. A sequência das detonações foi desenvolvida e simulada com o auxílio de um software de ponta chamado Finale 3D.

Só Copacabana, onde haverá três palcos, um deles para música gospel, algo inédito, deve atrair 2,5 milhões de pessoas.

A trilha sonora que vai acompanhar o espocar no céu terá canções mixadas de Lady Gaga, Madonna e Coldplay, mas com espaço ainda para “Evidências”, um dos maiores sucessos de Chitãozinho e Xororó.