Casarão histórico é consumido por incêndio em Rio Claro

Casarão-capa -sub II

Incêndio atinge casarão histórico da Fazenda da Grama, em Rio Claro/Reprodução 

Um incêndio de grandes proporções transformou o casarão histórico da Fazenda da Grama, em Rio Claro, no Sul do RJ,em cinzas,na noite do último sábado. O imóvel fica em uma propriedade particular localizada entre a estrada para Arrozal e a Rua Jabuticabeira, no distrito de Passa Três.

O Corpo de Bombeiros informou que foram acionadas equipes dos quartéis das cidades vizinhas Volta Redonda, Barra Mansa e de Piraí para combater as chamas, que começaram por volta de 21h. As equipes conseguiram apagar o fogo na manhã de ontem. A Defesa Civil de Rio Claro foi ao local para avaliar a estrutura do casarão após o incêndio.

Segundo a prefeitura, a suspeita inicial é de que o incêndio possa ter sido causado de forma criminosa, porque no local apareceram pichações que podem ter sido feitas na mesma noite. Entretanto, um boletim de ocorrência vai ser registrado na delegacia e a causa ainda será investigada.

Contexto histórico
A Fazenda de São Joaquim da Grama, conhecida hoje como Fazenda da Grama, se destacou na produção de café durante o século XIX. Na época, pertencia ao comendador Joaquim José de Souza Breves, considerado o “Rei do Café” no Brasil Imperial.
Por conta disso, passou a receber famílias tradicionais da época para discutir assuntos de interesse dos cafeicultores e políticos..