Central 190 da PM conquista a certificação ISO 9001 pela qualidade de atendimento
Serviço da Polícia Militar é a primeira da América Latina a receber certificação de qualidade internacional
Pela primeira vez na América Latina, um serviço de emergência da área de
segurança pública conquistou a certificação ISO 9001, um selo de qualidade
consagrado internacionalmente. A Central 190, da Secretaria de Polícia Militar do
Rio de Janeiro, recebeu a certificação pela qualidade de atendimento dos
operadores, depois de cumprir uma série de exigências técnicas, entre as quais
comprovar o alto grau de aprovação do público: em uma pesquisa de satisfação, o
serviço alcançou a nota média de 4,40, numa pontuação entre 0 e 5. O selo ISO
9001 foi entregue, na última terça-feira (9), ao governador Cláudio Castro.
“É extremamente gratificante receber esse reconhecimento. A certificação
concedida ao Serviço 190 da Polícia Militar traduz o empenho de todos os
integrantes da corporação que atuam na área e o quanto o nosso governo tem
investido em segurança pública. O investimento em tecnologia para levar um
melhor serviço para a população é o caminho correto”, destacou o governador
Cláudio Castro.
Instalada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, a
Central 190 é a principal porta de acesso da Polícia Militar junto à população. No
primeiro semestre deste ano, os operadores do serviço atenderam a 891.330
ligações de todo o estado com as mais variadas demandas. São solicitações tanto
para denunciar crimes quanto, por exemplo, para socorrer um idoso perdido em via
pública.
“A nossa Central 190 é uma importante ferramenta para cumprir o nosso objetivo
estratégico de transformar a corporação fluminense em referência nacional em
polícia de proximidade”, explicou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de
Menezes Nogueira.
Central é acionada cinco mil vezes por dia
Criada há 48 anos, a central de atendimento de emergência 190 é a mais
conhecida no país. Atualmente, há um efetivo de 180 policiais militares capacitados
para atuar na Central 190 do RJ. O número 190 é acionado em torno de cinco mil
vezes por dia.
Série de ações exigidas pela BGA
A obtenção do selo de qualidade foi precedida de uma série de ações exigidas pela
BGA Certificadora, empresa especializada acreditada junto ao Inmetro, do Governo
federal. Entre as exigências está a pesquisa de satisfação em tempo real. O estudo
foi desenvolvido durante o processo de implementação do sistema de gestão,
aferindo a qualidade para alcançar à certificação ISO 9001.
Logo após o atendimento, o solicitante recebe um SMS para registrar sua nota de 0 a 5.
O modelo para emissão da certificação ISO 9001 é adotado em 169 países, já
certificando mais de um milhão de empresas públicas e privadas. O certificado diz
respeito ao atendimento a uma norma internacional com as melhores práticas de
gestão, sendo uma ferramenta por meio da qual as instituições e empresas se
baseiam para desenvolver uma gestão de qualidade.