Cineastas russos que gravaram filme no espaço voltam à Terra

Yulia Peresild, a atriz que interpreta o papel principal no filme e que foi escolhida entre 3.000 candidatas, foi retirada do aparelho entre aplausos — Foto: Handout/Russian Space Agency Roscomos/AFP

O diretor Klim Shipenko durante as gravações na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) — Foto: EyePress News/EyePress via AFP

Equipe ficou 12 dias na ISS e retornou na nave espacial Soyuz MS-18, que pousou no Cazaquistão

A equipe formada pela atriz Yulia Peresild, de 37 anos, o diretor Klim Shipenko, de 38, e o cosmonauta Oleg Novitski, que passaram 12 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) para gravarem o primeiro filme de ficção no espaço voltaram a salvo à Terra na manhã do último domingo (17).

A nave espacial Soyuz MS-18 pousou no Cazaquistão às 4h36 da madrugada (à 1h36 no horário de Brasília), segundo as imagens transmitidas pela agência espacial russa Roscosmos.

Ao sair da nave, Shipenko, que pareceu cansado e sorridente, cumprimentou com uma mão as câmeras e as pessoas presentes, antes de ser levado para uma revisão médica. Yulia, que interpreta o papel principal no filme e que foi escolhida entre 3.000 candidatas, foi retirada do aparelho entre aplausos, antes de receber um buquê de flores. Ela disse estar “triste” por ter deixado a ISS.

“Parecia que 12 dias seria muito, mas quando acabou, eu não queria ir embora”, disse à televisão russa. “É uma experiência única”.

Rivalidade com os EUA
Os cineastas partiram para a ISS em 5 de outubro da base espacial russa de Baikonur, no Cazaquistão, acompanhados pelo cosmonauta Anton Shkaplerov. Rogozin publicou antes fotos de sua equipe quando se dirigia ao local da aterrissagem a bordo de dez helicópteros.

Com o título provisório de “O Desafio”, o filme conseguiu ultrapassar um projeto parecido dos Estados Unidos, liderado pela estrela de Hollywood Tom Cruise.