Cláudio Castro monitora chuvas no RJ e reforça ações de prevenção no CICC

Chuva

Cláudio Castro em reunião com secretários e representantes de órgãos estaduais/Luis Alvarenga

Desde as primeiras horas de sexta-feira (22), o governador Cláudio Castro, monitorou, do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a chegada da frente fria no estado. Em reunião com os secretários da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique, e da Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, além de equipes da pasta que compõe o Comitê de Chuva, foram intensificadas as ações permanentes de prevenção e monitoramento, e elaboradas práticas de contenção de danos.

“O Estado está trabalhando com a prevenção de danos. Nossas equipes estão 24 horas por dia monitorando a chegada da frente fria. Vamos solicitar às concessionárias de luz e de gás que cedam equipes para reforçar o plantão e sanar possíveis problemas. Estamos preparados para apoiar os municípios com equipamentos e pessoal. Temos mais de 2 mil agentes do Corpo de Bombeiros em prontidão”, afirmou o governador.

“Dobramos preventivamente o efetivo nas regiões Serrana, Sul, Norte\Noroeste, Baixada Fluminense, Costa Verde e Metropolitana. Nossas equipes especializadas também foram reforçadas. Estamos a postos, prontos para atuar com força total, caso o cenário de risco se confirme”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Mais 200 sirenes
Atualmente, a Defesa Civil conta com 202 sirenes em 13 municípios: Petrópolis; Teresópolis; Areal; Bom Jardim; Nova Friburgo; Barra Mansa; Barra do Piraí; Queimados; Cachoeira de Macacu; São Gonçalo; Caxias; São João de Meriti; e Magé. No total, o investimento nos equipamentos é de R$ 5 milhões. Até o momento, 25 sirenes foram acionadas, em Petrópolis.

Três morrem soterradas em Petrópolis
Três pessoas da mesma família, a mãe e os três filhos, foram soterrados em um deslizamento de terra em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, na tarde de (22). Uma criança sobreviveu. A casa da família ficava no bairro Alto Independência.
Até o início da noite, equipes do Corpo de Bombeiro trabalhavam para resgatar as vítimas.

Vídeos gravados por moradores mostram ainda que outras regiões ficaram alagadas, com o transbordamento dos rios Piabanha e Quitandinha. O Centro da cidade ficou completamente tomado pela água.

Um homem morreu após ser atingido por um raio na manhã de ontem (22) nas Prainhas, no Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.
Segundo moradores, a vítima é um ambulante da região que estava na beira da praia retirando o material de trabalho.

Outras duas pessoas, de 21 e 29 anos, ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital Geral de Arraial do Cabo. A Prefeitura informou que o estado de saúde delas é estável.

Ainda por orientação da Defesa Civil, todas as praias e lagoas estão interditadas para banho. Em caso de emergência, o órgão pede que moradores e turistas entrem em contato pelo número do WhatsApp (22) 98123-1182.