CV proíbe entrada de motoristas de apps em comunidade do Rio

Facção

Inscrições das proibições na Rua Isabel Domingues

Criminosos decretaram ordem proibindo a entrada de motoristas e mototaxistas de aplicativo na Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio. Uma mensagem numa passarela na Avenida Ayrton Senna, próximo ao Espaço Hall, foi escrita por traficantes do Comando Vermelho (CV), que assumiram o controle da área após expulsarem os milicianos que atuavam na região.

Desde o ano passado, os veículos de aplicativos estão sendo impedidos de circular na Gardênia Azul. Quem tenta solicitar um carro pelo aplicativo recebe mensagens como “Indisponível. Peça de locais acessíveis e para lugares acessíveis” ou “Infelizmente a Uber não está disponível nesta origem ou destino”. Motoristas e mototaxistas evitam a área por medo de represálias.

Os traficantes deixaram claro que apenas os mototaxistas da comunidade têm permissão para operar na região. Esses mototaxistas cobram até R$ 12 para levar passageiros até a Avenida Ayrton Senna, onde podem pegar outros meios de transporte. As inscrições proibitivas também são vistas em vias internas da favela, como na Rua Isabel Domingues.

A 32ª Delegacia de Polícia (Taquara) informou que vai apurar a denúncia, mas destacou que atualmente não há registros oficiais da proibição na delegacia.
A Gardênia Azul faz parte da Grande Jacarepaguá, uma área que há pelo menos um ano enfrenta intensas disputas entre traficantes e milicianos.