Deputado André Ceciliano vai integrar equipe de transição do governo Lula

Deputado André Ceciliano irá integrar o grupo da Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas/Reprodução

Presidente da Alerj, que teve atuação destacada na coordenação da campanha do presidente eleito, vai trabalhar no grupo técnico da Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), que também ocupa interinamente o cargo de governador do Estado, vai trabalhar no governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva.

O parlamentar integra o grupo técnico de Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas, formado por outros sete nomes: Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul; Jackson Schneider, executivo da Embraer e ex-presidente da Anfavea; Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai Nacional; Marcelo Ramos, deputado federal (PSD-AM); Tatiana Conceição Valente, especialista em economia solidária; Paulo Okamotto, ex-presidente do Instituto Lula; Paulo Feldman, professor da USP.

A apresentação da lista de integrantes que vão compor 6 grupos técnicos do novo governo foi feita pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), na última quinta-feira (10). Entre os nomes, está o do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que integrará o grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão. Também fará parte do governo de transição o ex-ministro das Comunicações do governo de Dilma Rousseff (PT), Paulo Bernardo.

Atuação destacada
Ceciliano, que teve atuação destacada na coordenação da campanha do então aliado e candidato Lula e que obteve mais de 986 mil votos para o Senado, mas não foi eleito, escreveu na rede social: “Fiquei honrado em poder fazer parte deste momento da história do país, que necessita de uma grande virada para crescimento e, sobretudo, geração de emprego e renda. Agradeço a confiança, vamos trabalhar de olho no futuro”, disse em sua página no Twitter.

Petistas da cúpula do partido garantem que André deve se transferir para Brasília em janeiro, para representar o Estado do Rio na nova administração federal. Ele poderá assumir um ministério ou a presidência de uma empresa estatal, devido a sua grande experiência no comando do Legislativo fluminense.

Governador interino pela 3ª vez
Além de presidente da Alerj, Ceciliano acumula o cargo governador do RJ interinamente, pela terceira vez em razão da viagem do governador Cláudio Castro.

No dia 6 de outubro de 2021, Ceciliano, assumiu como governador interino pela primeira vez e permaneceu no cargo até o dia 9 quando o chefe do Executivo retornou da viagem ao México, como convidado do evento Smart City Expo Latam Congress, sobre a reativação econômica da América Latina. A segunda vez, o parlamentar assumiu o governo até 17 de novembro, também no ano passado, em razão da viagem de Castro à Europa.