Escola de Caxias conscientiza alunos no Dia Mundial da Síndrome de Down

Down

Iniciativa busca reforçar a importância da inclusão no âmbito escolar e social

“A única diferença entre mim e o Fabinho, que tem Síndrome de Down, é que ele é vascaíno, e eu sou Flamengo”. A frase foi dita pelo aluno Arthur Barros de Araújo, do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, durante o Projeto ‘Gentileza gera Gentileza’, que foi desenvolvido para fazer alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado na última quinta-feira (21). A iniciativa tem o objetivo de reforçar a importância da inclusão no âmbito escolar e social.

A fim de trazer conscientização, respeito, inclusão e informação à comunidade escolar, o colégio está promovendo diversas atividades pedagógicas, entre elas a confecção de cartazes, com frases como “O amor não conta cromossomos”, entre outras. Também são realizadas rodas de conversa na sala de leitura, exibição de vídeo informativo e palestras, que buscam evidenciar a luta pela garantia de direitos básicos, defendida no Dia Mundial da Síndrome de Down.

Alegre, comunicativo, inteligente e único

O estudante Fábio Antônio Pacheco, de 12 anos, tem Síndrome de Down e chegou ao colégio neste ano letivo. Mas, mesmo com pouco tempo, já conquistou toda a comunidade escolar com seu jeito alegre, comunicativo, inteligente e único.

“O Fabinho me incentivou a reciclar os meus métodos de ensino, principalmente a tornar as minhas aulas mais lúdicas e atrativas”, disse a professora de Geografia Lilian Cabral, que ressalta ser fundamental trabalhar com a presença da família, uma vez que auxilia diretamente no processo de inclusão do aluno, seja na escola ou na sociedade.