Famílias das vítimas do atentado do 11 de setembro participam de cerimônia no Marco Zero
Os ex-presidentes dos EUA Bill Clinton, Barack Obama e Joe Bien; as ex-primeiras-damas Hillary Clinton, Michelle Obama e Jill Biden; o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg; a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi; e o líder da minoria no Senado, Charles Schumer ouvem o hino nacional/Chip Somodevilla/Pool via Reuters
ESTADOS UNIDOS – Familiares e autoridades americanas realizam uma cerimônia em homenagem às vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro, em Nova York, na manhã de hoje (11), data em que a tragédia completa 20 anos. Durante o ato, foi realizada uma leitura com o nome de cada pessoa.
Naquela terça-feira de setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados por membros da rede Al-Qaeda; dois deles se chocaram contra as Torres Gêmeas em Nova York. O local atualmente é conhecido como Marco Zero.
Além dos dois aviões que avançaram contra o World Trade Center, sequestradores da Al-Qaeda arremessaram um terceiro avião contra o Pentágono, na capital Washington DC, onde também ocorreu um tributo às vítimas. Na Pensilvânia, onde um quarto avião – o vôo 93, que tinha como alvo o Capitólio, na capital dos EUA – foi derrubado em um campo vazio matando 44 passageiros.
O presidente Joe Biden e a primeira-dama Jill Biden participaram das homenagens às vítimas em Nova York e, por volta das 11h15, partiram para a cerimônia na Pensilvânia.
No Marco Zero, acompanham a cerimônia os ex-presidentes americanos Bill Clinton e Barack Obama; as ex-primeiras-damas Hillary Clinton e Michelle Obama; o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg; a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi; e o líder da minoria no Senado, Charles Schumer.