Histórico: Fluminense é campeão da Copa Libertadores

Tricolor-capa

Em partida acirrada, o Tricolor dominou as ações da partida e terminou vencendo na prorrogação/Divulgação

Fluzão carioca venceu a Copa pela primeira vez ao golear o Boca Junior por 2 a 1, no Maracanã

O Fluminense ganhou do Boca Juniors (da Argentina) neste sábado (4) por 2 a 1 no estádio do Maracanã (RJ) e conquistou pela primeira vez o título da Copa Libertadores, que garante vaga direta no Mundial de Clubes, que será disputado na Arábia Saudita, entre os dias 12 e 22 de dezembro.

O Tricolor do técnico Fernando Diniz fez o primeiro gol do jogo, aos 36 minutos do primeiro tempo, com Germán Cano. O time argentino empatou aos 27 min do segundo tempo, com Luís Advíncula. A equipe brasileira marcou o segundo gol aos nove minutos do primeiro tempo da prorrogação, com John Kennedy.

De volta a campo
O Tricolor volta a campo na próxima quarta-feira (8), pelo Campeonato Brasileiro. Quis o destino que o adversário fosse o Internacional, em pleno Beira-Rio. Foi contra o time gaúcho, neste mesmo palco, que o Tricolor protagonizou um jogo épico que lhe garantiu uma vaga na final contra o Boca Juniors. A partida, válida pela 33ª rodada, será às 19h.

Passaporte carimbado para Mundial de Clubes
Com o título, o Fluzão carimbou o passaporte para duas edições do Mundial de Clubes da Fifa. A primeira delas será disputada ainda este ano, entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. O torneio terá o formato atual com sete clubes, entre eles o Manchester City, da Inglaterra, campeão da Liga dos Campeões da Europa. O Time de Guerreiros entrará diretamente na semifinal, em que enfrentará o vencedor do confronto entre Al-Ahly (Egito) e o ganhador de Al-Ittihad (Arábia Saudita) e Auckland City (Nova Zelândia).

Autor do primeiro gol, Cano termina a Libertadores como artilheiro isolado/Reprodução

Germán Cano terminou a Libertadores como artilheiro isolado

A primeira etapa não foi muito movimentada no Maracanã. Apesar de dominar a posse de bola no início, o Fluminense encontrou dificuldades para superar a defesa adversária, cometendo muitos erros nos passes e cruzamentos. A primeira finalização ocorreu somente aos 13 minutos, com Germán Cano cabeceando nas mãos de Romero. O argentino terminou a Libertadores como artilheiro isolado. Ele
“fez o L” 13 vezes na competição continental.

Dois minutos depois, o Boca respondeu com sua única oportunidade mais clara. Merentiel experimentou de longa distância, mas parou em Fábio. Estrela da equipe “hermana”, Cavani pouco apareceu e quase não incomodou os zagueiros Nino e Felipe Melo. Aos 35 minutos, o artilheiro da Libertadores recebeu de Keno e bateu cruzado, no canto do arqueiro rival. Os Xeneizes até tentaram sair mais para o ataque no fim, mas pararam numa defesa bem armada pelo técnico Fernando Diniz.

John Kennedy marcou o gol do título do Fluminense/Carl de Souza/AFP

John Kennedy brilha na prorrogação

O Fluminense foi para cima na prorrogação e foi recompensado com um golaço. Aos 9 minutos, Keno recebeu lançamento de Diogo Barbosa e ajeitou para John Kennedy. De primeira, o jovem mandou para o fundo das redes, marcando um golaço. Na comemoração, porém, o jovem celebrou com a torcida, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Só não foi tão ruim para o Tricolor porque, cinco minutos depois, Fabra deu um tapa no rosto de Nino e também foi advertido com o vermelho. No segundo tempo da prorrogação, os argentinos até tentaram a igualdade, mas não superaram a marcação do Flu. No fim, Guga ainda acertou a trave, desperdiçando a chance do terceiro. O Flu, porém, garantiu o título com muita personalidade e garra.