Homens, parem de nos agredir, pede Janja

Brasil

A primeira-dama Janja Lula da Silva, o presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade durante ato de sanção da Lei n° 2.221/2023/Reprodução/X@JanjaLula

BRASÍLIA – A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, cobrou “violência zero” contra mulheres durante a solenidade de sanção da lei 2.221 de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta (25).

O texto estabelece salas exclusivas de atendimento nos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) para garantir o atendimento adequado, privacidade e proteção à integridade física de mulheres vítimas de agressão.

“Que essa lei seja cumprida, tenhamos os espaços de acolhimentos, mas, por favor: homens, parem de nos agredir, parem de nos matar”, declarou a primeira-dama durante o encontro em que foi realizada a sanção.

A estrutura foi batizada de “Sala Lilás”. A diretriz assinada também inclui um parágrafo na Lei Orgânica de Saúde que garante privacidade à vítima e restringe o acesso de pessoas não autorizadas pela paciente. O texto também garante o atendimento específico e especializado, como o acompanhamento psicológico.