Hospital da Posse de ‘luto’: Joé Sestello deixa direção de uma das maiores unidades de saúde da Baixada Fluminense

Dr. Joé Sestello usou as redes sociais para comunicar sua saída da direção do Hospital da Posse/Reprodução

Gestão de Sestello foi marcada, principalmente pela humanização do atendimento numa das maiores unidades de saúde da Baixada Fluminense/Reprodução

Após mais de uma década marcada por uma gestão humanizada e muitos desafios, como o de desafogar o atendimento e melhorar a infraestrutura, o Dr. Joé Sestello anunciou nas redes sociais que está deixando a direção de uma das maiores unidades de saúde da Baixada Fluminense. Informações não confirmadas dão conta de que estaria nos planos da prefeitura a contratação de uma OS (Organização Social) para administrar o hospital.

Com 27 anos de profissão, Sestello se despediu do cargo com uma extensa carta que foi enviada à Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Nela, o cirurgião vascular agradece o Legislativo pelo apoio irrestrito da Casa “na árdua tarefa de conduzir a gestão do Hospital Geral de Nova Iguaçu”.

Sestello também estende agradecimentos ao prefeito Rogério Lisboa pela confiança e credibilidade na equipe da direção, e enfatiza a parceria que possibilitou encarar de frente os momentos de extrema dificuldade que o HGNI viveu, talvez os maiores de sua história. “Graças a essa parceria mútua, conseguimos enfrentar todos os problemas e encontrar soluções para priorizar a assistência à população.

Foram dias, semanas, meses e anos trabalhando de manhã até a noite para mudar a realidade tão complexa que encontrei quando cheguei ao HGNI em 2013. Por várias vezes falei sobre o hospital, sem nada a esconder. Fui diretor em duas gestões distintas, atuando de maneira ética e imparcial. Depois de muito trabalho duro, acredito que foi possível reverter a imagem ruim que as pessoas tinham do hospital”, detalhou.

Sestello usou redes sociais para anunciar sua saída do HGNI/Reprodução

Leia na íntegra a carta enviada à Câmara

Bom dia, Presidente.

Hoje escrevo para solicitar um favor: manifestar meu agradecimento do apoio irrestrito da Câmara Municipal a árdua tarefa de conduzir a gestão do Hospital Geral de Nova Iguaçu, enaltecer sempre a sua acolhida comigo e equipe e, sem abusar , solicitar a publicação da minha mensagem aos vereadores. Muito obrigado!

Depois de mais de uma década como diretor-geral, chegou a hora de me despedir oficialmente da gestão do Hospital Geral de Nova Iguaçu. Quero agradecer a Deus por ter me dado a possibilidade de colaborar de alguma forma para o crescimento do hospital. Ao prefeito Rogério Lisboa, pelo apoio, confiança e credibilidade na equipe da direção. Tenho a consciência tranquila de que sempre trabalhamos juntos para encarar de frente os momentos de extrema dificuldade que o HGNI viveu, talvez os maiores em sua história. Graças a essa parceria mútua, conseguimos enfrentar todos os problemas e encontrar soluções para priorizar a assistência à população.

Foram dias, semanas, meses e anos trabalhando de manhã até a noite para mudar a realidade tão complexa que encontrei quando cheguei ao HGNI em 2013. Por várias vezes falei sobre o hospital, sem nada a esconder. Fui diretor em duas gestões distintas, atuando de maneira ética e imparcial. Depois de muito trabalho duro, acredito que foi possível reverter a imagem ruim que as pessoas tinham do hospital.

Um dos maiores exemplos da gestão foi o de manter o diálogo com todos os pacientes e acompanhantes. Minhas portas sempre estiveram abertas para atender qualquer pessoa. Críticas, sugestões e elogios ajudaram a criar um caminho mais próspero para fazer as coisas acontecerem.

A nossa gestão conseguiu esgotar todos os recursos que nos foram disponibilizados para trazer melhorias para a população da Baixada Fluminense. Buscamos o aumento na quantidade de leitos de CTI adulto, maior oferta de exames de alta complexidade, a criação de setores exclusivos para o atendimento mesmo com a superlotação, a ampliação dos Programas de Residência Médica, aumentamos o parque tecnológico com a chegada de equipamentos de última geração, transformamos o do hospital no ápice da pandemia, que se tornou dois dentro de um, atendendo Covid-19 e traumas.

Preparamos projetos para a unidade receber leitos pediátricos de UTI, que deve ser sempre um objetivo a ser buscado para qualificar a saúde pública da região, entre tantas outras ações.

Chamamos a atenção para um problema crônico da região, que é a quantidade insuficiente de leitos de retaguarda. Mostramos nossa realidade à regulação, pedindo ajuda para transferir pacientes. Nos preparamos para sempre acolher da melhor forma o paciente com doenças comuns ou raras.

Fizemos uma conexão satisfatória com o Programa Melhor em Casa dos municípios. Sempre atuamos de maneira firme estimulando a doação de órgãos e de sangue, pois atitudes como essas podem sim ajudar a salvar vidas. Trouxemos debates importantes de prevenção, como a de acidentes de moto, hipertensão, diabetes, entre outras doenças, que o cuidado com a sua própria saúde pode evitar uma hospitalização imprevista. Foram tantas melhoras ao longo desses anos. Acredito que essa unidade está no caminho certo e tem de tudo para seguir crescendo e beneficiando a população de toda a Baixada Fluminense.

Pude me aperfeiçoar na função de gestor e isso me ajudou a crescer, profissional e pessoalmente. Me orgulho demais de acompanhar a evolução daqueles que estão comigo no dia-a-dia. Sou um verdadeiro incentivador da educação continuada e em minha gestão, tenho o orgulho de saber que colaborei para que os funcionários pudessem se qualificar ainda mais profissionalmente, seja por treinamentos, cursos técnicos e graduações.

Essa é uma instituição que salva vidas! Independente do paciente ter convênio médico. Hoje eu me despeço, mas com a sensação de dever cumprido e com um orgulho enorme de todo o trabalho que foi feito durante todo esse tempo.

Muito obrigado a cada um!

Joé Sestello.