Linha Amarela registra aumento de 13% nos acidentes com moto em 2022

Via expressa é uma das mais importantes do Rio de Janeiro/Divulgação

Dados da Lamsa mostram que em 2022, de janeiro a agosto, os acidentes de motos na Linha Amarela tiveram uma alta de 13%, em comparação com o mesmo período do ano passado. A concessionária estima que o total de ocorrências na via (envolvendo carros e motos) pode chegar a 11% até o fim do ano, se o percentual de acidentes mantiver o ritmo de crescimento atual. A concessionária afirma que as motocicletas são responsáveis por mais da metade dos registros.

Os números acendem um alerta na Semana Nacional de Trânsito, realizada em todo o país de 18 a 25 de setembro. Para sensibilizar os usuários, a Linha Amarela receberá uma série de ações.

José Viana, gerente de Operação da Lamsa, afirma que os índices são preocupantes e espera que os eventos programados para a Semana Nacional de Trânsito sirvam de alerta sobre a necessidade dos cuidados na direção. “Na Linha Amarela, temos diariamente diversos atendimentos a vítimas. Precisamos da conscientização e ajuda de todos para que tenhamos uma via cada vez mais segura”, afirma Viana.

Semana Nacional de Trânsito
Entre as iniciativas, a distribuição e a instalação de 1.300 antenas anti-linha de pipa para motociclistas, que aconteceu nesta segunda-feira, (19), das 10h às 13h, e na terça-feira, (20), das 14h às 17h. A ação acontece na Ilha do Fundão, dentro dos limites da Linha Amarela, em parceria com a Campanha Cerol Mata e com a rádio FM O Dia.