Manutenção anual da Cedae no Sistema Imunana-Laranjal deixa milhões sem água
Após concluir uma manutenção anual no Sistema Imunana-Laranjal, que abastece cerca de dois milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio, a Cedae enfrentou um novo problema: uma falha no fornecimento de energia interrompeu a captação e produção de água na estação de São Gonçalo, às 2h05 da última quinta-feira (31).
Segundo a Cedae, a interrupção, que afeta Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e a Ilha de Paquetá, ocorreu devido a uma medida de segurança adotada pela Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, após um problema técnico identificado no sistema.
A Enel afirma que o corte de energia foi necessário para garantir a segurança da estação, mas que o serviço será restabelecido assim que a falha for resolvida pelos técnicos da Cedae, que já estão trabalhando no reparo.
Sem previsão de retomada no abastecimento, moradores das áreas afetadas manifestaram sua indignação nas redes sociais, reclamando da ausência de informações sobre o restabelecimento do serviço. “Sem previsão? Nenhum serviço básico deveria ficar sem previsão de conclusão”, protestou uma moradora de Niterói.
As concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói informaram que acompanham a situação junto à Cedae e orientam que consumidores entrem em contato pelos números 0800 195 0 195 (Águas do Rio) e 21 97211-8064 (Águas de Niterói) para obter mais informações.