Maquinário de fábrica clandestina de cigarros pode ser usado para pagar resgatados no RJ

Ação civil pública pretende garantir indenização e verbas trabalhistas para estrangeiros encontrados em situação análoga à escravidão/Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

O Ministério Público do Trabalho do Rio (MPT-RJ) poderá ajuizar uma ação civil pública para garantir o pagamento das verbas trabalhistas e indenização aos 19 paraguaios encontrados em situação análoga à escravidão em uma fábrica clandestina em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O valor será arrecadado a partir da venda do maquinário encontrado no local, que foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), na última segunda-feira (20).

De acordo com MPT-RJ, os paraguaios foram ouvidos na Superintendência da PF e atendidos pela Cáritas Arquidiocesana, por meio do Projeto Ação Integrada. Eles foram alocados em um hotel, com alimentação e estadia garantidas até o retorno ao país de origem. As vítimas também foram encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Previdência para darem entrada no seguro-desemprego. A volta dos trabalhadores está sendo articulada pelo Consulado do Paraguai.

Segundo o delegado Luiz Carlos da Silva Júnior, a fábrica clandestina é comandada por uma organização criminosa bem estruturada, com membros que atuam no aliciamento de estrangeiros, coação dos trabalhadores, além da produção, distribuição e recolhimento da renda proveniente da venda de cigarros. Ninguém foi preso.