Mesários serão treinados para evitar filas no 2º turno no dia 30 de outubro

Presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, em entrevista ao Bom Dia Rio/Reprodução/Bom Dia RJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), desembargador Elton Leme, aninciou ontem (3) que pretende adotar medidas para as numerosas filas que se formaram na votação do último domingo (2) seções eleitorais do Estado.

Uma das medidas é o aperfeiçoamento do treinamento de mesários para o pleito previsto para o próximo dia 30.
“Vamos fazer uma reunião, avaliar exatamente o que precisa ser melhorado. Mas eu posso adiantar que nós precisamos mudar exatamente essa dinâmica da organização da fila. Precisamos treinar mais aqueles que participaram, ali no front, dessa organização. Os mesários que trabalharam com muita alegria ,com muito empenho , de forma muito colaborativa. Precisamos alinhar o conhecimento em relação às etapas necessárias para garantir a garantia do processo. Esse treinamento precisa ser aperfeiçoado. Eu já diria que o primeiro turno foi um grande treinamento . E nós precisamos apenas incorporar ao que se apreendeu e melhorar alguns aspectos para que a fila ande”, disse em entrevista ao jornalismo da TV Globo.

Biometria e cola
O desembargador destacou a biometria e a falta da cola com o nome dos candidatos entre os motivos que cotnribuiram para a longa espera até chegar a cabine votação.

“Diria que nós tivemos não só a questão da biometria, que demorou bastante para que a fila andasse em razão do teste da digital. Esse foi um fator que contribuiu muito. Mas também o eleitor não levou aquilo que nós recomendamos, que era a cola com os nomes dos candidatos, na ordem em que aparecem na urna. Levar fora da ordem ou não levar contribuiu para que tivesse mais dificuldade e levasse mais tempo para votar”, observou.