Ministro da Justiça proibe PRF de fazer bloqueios em estradas durante as eleições de domingo
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski diz que medida visa garantir livre trânsito dos eleitores
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está proibida de realizar bloqueios em estradas durante as eleições municipais do próximo domingo (6). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
A medida visa garantir o livre trânsito de eleitores, em acordo firmado entre o Ministério da Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso ocorra algum incidente que justifique uma interdição, a PRF será responsável por organizar rotas alternativas para minimizar transtornos.
Durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, Lewandowski reforçou que a corporação tem o dever de combater crimes eleitorais, e que uma estrutura está pronta para atuar localmente, se solicitado pelo juiz eleitoral. “A PRF está proibida de bloquear estradas, e nossa orientação é para reprimir qualquer crime eleitoral que ocorra”, afirmou o ministro.
Porte de arma
Lewandowski também destacou que o governo federal está atuando em parceria com o TSE para garantir eleições tranquilas. Ele alertou ainda que o porte de armas será proibido nas 48 horas anteriores e nas 24 horas posteriores ao pleito, com o objetivo de proteger os eleitores de qualquer intimidação.
O ministro enfatizou que o TSE tem intensificado o combate à desinformação e destacou o papel das polícias militares na repressão aos crimes eleitorais, como compra de votos, coação e abuso de poder econômico, que são enquadrados como crimes federais por representarem ameaças à democracia.