MPRJ cria canal para denúncias de abusos em ações policiais

O canal é exclusivo para receber denúncias de excessos cometidos pela polícia/Reprodução

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) criou um canal para receber denúncias contra casos de violência e abusos de autoridade cometidos durante operações policiais em comunidades da capital.

O serviço, que funciona em plantão de 24h, foi detalhado em reunião com a presença de representantes do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, e dos movimentos sociais Redes da Maré, Justiça Global, Unisol, Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência e Movimento Negro Unificado.

A iniciativa veio após as mortes de 28 pessoas na comunidade do Jacarezinho, zona norte da capital Rio de Janeiro, em uma ação policial. Tudo começou logo depois da chegada das forças policiais à comunidade, quando um policial civil foi morto com um tiro na cabeça ao descer do carro blindado com outros colegas. Ele foi atingido com um tiro de fuzil de uma espécie de bunker usado pelos traficantes da favela.

O promotor Reinaldo Lomba, coordenador-geral de Segurança Pública e do Grupo Temático Temporário do MPRJ, lembrou que possíveis abusos policiais cometidos fora do contexto da operação deverão ser encaminhados à Ouvidoria do Ministério Público.