Operação deixa 13 suspeitos mortos em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Representantes das polícias Civil e Militar explicaram operações realizadas nesta quinta-feira (23) no Salgueiro e na Maré/
Pedro Ivo/ Agência O Dia

 Armas apreendidas durante operação no Salgueiro/Reprodução

Leonardo Costa Araújo, o Leo 41, traficante apontado como o chefe do tráfico de drogas no Pará/Reprodução

Veículo blindado em operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Helicóptero da PM sobrevoa a região/Reprodução

Uma operação policial deixou 13 suspeitos mortos nesta terça-feira (23) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Agentes das polícias Civil do Rio e do Pará e da Polícia Militar do RJ entraram em confronto com os criminosos.

A Polícia Civil informou que a ação começou no início da manhã e logo na chegada das equipes da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), com apoio de helicóptero blindado, houve uma intensa troca de tiros. Duas mulheres, de 53 e 62 anos, ficaram feridas e
foram levadas para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê. O quadro delas é estável.

Um dos mortos identificados na ação é Leonardo Costa Araújo, o Leo 41, de 37 anos, apontado como um dos chefes da facção no Pará, estava foragido desde 2019. O bandido seria um dos responsáveis por série de ataques no estado do Norte contra agentes de segurança pública. Ao todo, desde 2021, mais de 40 agentes foram mortos naquele estado.

O grupo comandado por Leo ainda seria responsável por ter orquestrado o assalto no Village Mall, na Barra da Tijuca, em junho do ano passado, que terminou com um segurança morto.

Além dos membros da facção de outros estados, a operação também tinha como alvo lideranças que tem ordenado a invasão de territórios na Zona Oeste do Rio.

Apoio de cinco blindados
A operação contou com o apoio de cinco blindados, dois helicópteros e 80 homens, entre membros do Bope (Batalhão de Operaçõesa Policiais Especiais), da PM, do Core da Polícia Civil, e ainda agentes da polícia do Pará. Diversas armas como pistolas, 13 fuzis, espingarda, revólver e metralhadoras foram apreendidas.

Corpos levados ao Heat
À tarde, um blindado do Core chegou ao Heat trazendo nove corpos de mortos na operação. Mais cedo, outros 4 chegaram na unidade. Na traseira do blindado, uma grande quantidade de sangue escorria. O direção da unidade informou que havia registrado a entrada de 16 pessoas baleadas em seu Centro de Trauma. Deste total, 13 foram a óbito. As outras três pessoas, sendo as duas mulheres e um homem, continuam em atendimento e estáveis.

Aulas suspensas                                                                            Imagens que circulam nas redes sociais mostram diversos alunos de uma escola da rede municipal de educação de São Gonçalo abaixados para se proteger dos tiros. A prefeitura informou que todas as escolas da região suspenderam as atividades por causa da operação.

Castro elogia operação                                                                            O governador Cláudio Castro (PL) elogiou o trabalho dos policiais Civil e Militar durante as operações realizadas no Salgueiro, em São Gonçalo, e no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, contra a
expansão de facções de outro estado no Rio. Castro fez menção a Leo 41, líder de uma organização criminosa do Pará, e a um outro suspeito, que seria chefe de uma facção do Sergipe.