Operação fiscaliza 120 postos de combustível no RJ

Operação Petróleo Real checa qualidade de produtos e possíveis fraudes em posto de Nova
Iguaçu/Reprodução

Até quinta-feira (22), 120 postos de combustível do Rio de Janeiro serão alvo de fiscalização pela Operação Petróleo Real. Policiais federais e órgãos de controle atuarão nos seguintes municípios: Rio de Janeiro, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Itaboraí, Maricá, Resende, São João de Meriti, Niterói, Cabo
Frio, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Araruama e Petrópolis.
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, serão fiscalizadas a qualidade dos combustíveis, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, a regularidade da emissão de notas fiscais e a transparência na divulgação dos preços ao consumidor, além de normas de segurança.

“A população também pode denunciar caso o posto não esteja cumprindo com as determinações de transparência e divulgação nos preços ao consumidor. A comunicação é realizada por meio da internet”, reforçou o ministro.

Também serão investigadas possíveis infrações administrativas e criminais como formação de cartel. As
ações são executadas por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) em parceria com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).