Paes convida ex-comandante da PM para assessoria de segurança da prefeitura

Paes

“A figura do secretário é de representação institucional”, justifica Eduardo Paes ao convidar o coronel Luiz Henrique Pires para chefiar a recém-criada pasta/Reprodução  

O prefeito Eduardo Paes convidou o ex-comandante geral da Polícia Militar do RJ, coronel Luiz Henrique Pires, para chefiar a recém-criada Assessoria Especial de Integração e Políticas de Segurança Pública.

O oficial comandou a instituição de 2021 até abril deste ano. A saída dele foi solicitada pelo secretário de Segurança Pública, Victor Santos, ao governador Claudio Castro, um dia depois de um estudante de biologia morrer em Seropédica em meio a um confronto entre grupos rivais de milicianos.

“A figura do secretário é de representação institucional e temos que ter um tempo de permanência nessa função, a fim de dar oportunidade a outros oficiais de assumirem e assim motivar o efetivo. O coronel Henrique deixará um ótimo legado, principalmente na área de tecnologia”, afirmou, à época, secretário estadual de Segurança.

Pires terá a função de assessorar o prefeito na formulação e implementação de políticas de segurança pública; elaborar estratégias e planos de ação para enfrentamento dos desafios da segurança pública na cidade, facilitar a coordenação e integração entre as diferentes forças de segurança pública a desenvolver uma comunicação efetiva entre os envolvidos; elaborar relatórios, estudos e pareceres técnicos sobre o tema da segurança pública, subsidiando a tomada de decisão do chefe do Executivo.