Pescadores participam de ação de saúde em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio 

Pescadores-1

Iniciativa visa proporcionar cuidados essenciais à saúde dos pescadores e de seus entes queridos/Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 20 de março, os pescadores da colônia Z-8 em São Gonçalo terão um dia especial dedicado à saúde, com a participação aberta para todos os familiares.

A iniciativa visa proporcionar cuidados essenciais à saúde dos pescadores e de seus entes queridos. A ação de saúde oferecerá uma série de serviços gratuitos, incluindo testes dermatológicos, aferição de pressão arterial, exames de glicemia (HGT), sífilis, HIV, hepatite C (HCV), vacinação contra Covid-19 e gripe H1N1, além de testes de hepatite B (HBSAG), COVID, acompanhamento de hipertensão arterial (Hiperdia), programas de cessação do tabagismo, orientações sobre consumo de álcool e drogas, e suporte à saúde mental, entre outros.

A expectativa é que pelo menos 200 pessoas, entre pescadores e seus familiares, participem desse mutirão de saúde crucial para a comunidade.

O presidente da Federação de Pesca do Rio de Janeiro (FEPERJ), Luiz Cláudio, destacou a importância desse evento para a saúde e o bem-estar dos pescadores, afirmando: “A saúde dos pescadores é fundamental para o funcionamento da comunidade pesqueira. Essa ação visa não apenas oferecer serviços médicos essenciais, mas também promover uma cultura de cuidado e prevenção entre os membros da colônia. Estamos comprometidos em garantir que todos tenham acesso à saúde de qualidade.”

A ação de saúde é uma parceria entre a Federação e prefeitura de São Gonçalo. Todos os exames e testes, além das estruturas são uma colaboração da prefeitura.

O mutirão de saúde ocorrerá no dia 20 de março de 2024, a partir das 8h, na APELGA – Associação de Pescadores Livres do Gradim e Adjacências, localizada na Rua Cruzeiro do Sul, número 45, no bairro do Gradim em São Gonçalo.