PM prende 10 traficantes em operação na Vila Vintém

Apreensão

Ação visa combater o roubo de veículos e prender criminosos envolvidos em disputas territoriais na Zona Oeste. Os policiais apreenderam grande quantidade de drogas 

A Polícia Militar prendeu 10 traficantes durante uma operação na comunidade da Vila Vintém, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (4). O objetivo da ação era combater o roubo de veículos e prender criminosos envolvidos em disputas territoriais na região.

Segundo a corporação, agentes do 14º BPM (Bangu) foram atacados durante uma abordagem policial a um veículo em atitude suspeita, na Rua Marechal Soares De Andréia, em Realengo, na Zona Oeste. A PM informou que houve troca de tiros e os suspeitos fugiram para o interior da comunidade.

Em seguida, outra equipe da polícia conseguiu prender o grupo. Com os suspeitos, os policiais apreenderam pistolas, granadas, rádios transmissores e drogas. Todo o material foi encaminhado à 33ª DP (Realengo), onde a ocorrência foi registrada.

A PM atuou também nas comunidades Curral da Égua, 77, Minha Deusa, Conjuntão, Cosme e Damião, Jardim Novo e Light, nos bairros de Padre Miguel e Realengo, na Zona Oeste.

Na Zona Norte, policiais da Coordenadoria de Polícia Pacificadora atuaram nos morros São João, da Matriz e do Quieto, nos bairros do Engenho Novo, Sampaio e Vila Isabel. A ação visa combater os roubos de veículo e as disputas territoriais na região. Não houve prisões nem apreensões.

Na Baixada Fluminense, equipes do 39º BPM (Belford Roxo) prenderam duas pessoas e apreenderam uma arma em operação no Parque Floresta. A ocorrência foi apresentada na 54ª DP (Belford Roxo).

Disputa territorial
A busca pelo controle de comunidades da Zona Oeste entre traficantes e milicianos faz com que os moradores dessas áreas são frequentemente pegos no fogo cruzado, vivenciando um clima de medo e insegurança constante. A tentativa do tráfico e da milícia em tomar o controle de uma área neutra tem desencadeado confrontos violentos entre os dois grupos, resultando em um aumento da violência nas comunidades locais. O controle de territórios é fundamental para o tráfico de drogas, uma vez que essas áreas servem como pontos de venda e distribuição de entorpecentes, além de serem fonte de renda para as organizações criminosas.