Polícia Civil acha arquivo da sacanagem em Japeri, na Baixada Fluminense

Japeri

O delegado Clemente Braune (à direita) analisa documentos encontrados em un arquivo abandonado na sede do governo de Fernanda Ontiveros/Reprodução

Operação da Polícia Civil para investigar suposto esquema de corrupção na merenda escolar no município da Baixada Fluminense trouxe à tona esquema no governo Fernanda Ontiveros (PDT)

A Operação Overprice, desencadeada no dia 27 de abril pela Polícia Civil para investigar um suposto esquema de corrupção na merenda escolar em 2017, no município de Japeri, na Baixada Fluminense, trouxe à tona um outro esquema: dessa vez, no governo Fernanda Ontiveros (PDT).

O delegado Clemente Braune, que participou da operação e conduz a apuração, encontrou um arquivo enferrujado e com diversos contratos e documentos relacionados a atual gestão.

Segundo fontes da prefeitura ouvidas pelo Hora H, havia a orientação de deixar os documentos expostos ao tempo para dificultar a investigação de corrupção contra o atual governo pelo Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro. Inclusive, um alto secretario do atual governo, que já integrou gestões anteriores, é bem conhecido no meio político por aniquilar provas para proteger gestores corruptos.

Notificar responsáveis
A Polícia Civil já informou que vai notificar os responsáveis pela guarda dos documentos, uma vez que destruir documentos públicos é crime previsto em lei, já que é muito provável não ser um caso de simples descuido. Muitos questionaram porque Prefeitura de Japeri não se manifestou oficialmente sobre o assunto na sua página institucional.