Prefeitura de Belford Roxo recebe recursos do Governo Federal

Cartões-4

O prefeito Waguinho ouve atentamente as explicações do representante do Banco do Brasil, Whélen Leite/Rafael Barreto/PMBR

Waguinho assina o recebimento dos cartões para utilizar os recursos do Governo Federal/Rafael Barreto/PMBR

Durante a reunião, o representante do Banco do Brasil elogiou a rapidez de Belford Roxo na entrega da documentação para conseguir recursos federais

Devastado pelas últimas chuvas, o município de Belford Roxo começa a se recuperar. Nesta etapa, a ajuda do Governo Federal é importante. Na  segunda-feira (4), o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, recebeu, em seu gabinete, a visita do gerente geral de setor público do Banco do Brasil, Whélen Leite, e do gerente de relacionamento da instituição na Baixada Fluminense, Gilmar Lemos. Ambos entregaram ao prefeito dois cartões de Pagamento Defesa Civil, que dão acesso a recursos liberados pelo Governo Federal através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Os cartões são destinados ao pagamento de despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. Usados exclusivamente em situações de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração, os cartões podem ser utilizados para aquisição de material, contratação de serviços destinados às ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais.

Auxílio importante

Waguinho destacou que os cartões são fundamentais para que o município possa utilizar os recursos buscando minimizar o sofrimento das pessoas afetadas pelas chuvas. “Esse auxílio do Governo Federal é importante, pois cerca de 20 mil pessoas foram prejudicadas pelas chuvas. Estamos fazendo o possível para que elas voltem a ter uma vida normal e sem sobressaltos”, destacou o prefeito, frisando que a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e ombate à Fome já entregou à famílias fogões, geladeiras, camas, colchonetes e cestas básicas.

Cidade decretou Estado de Emergência

Whélen Leite destacou a agilidade da Prefeitura para conseguir os recursos em pouco espaço de tempo, pois decretou Estado de Emergência, que foi aprovado pelos governos federal e estadual. “Essa celeridade foi importante, pois acelerou o processo. Tenho certeza que os recursos serão bem utilizados e, aos poucos, o município voltará à normalidade”, argumentou Whélen Leite.

Participaram também da Reunião os secretários Matheus Carneiro (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Tuninho Medeiros (Habitação e Urbanismo), Renatinho Ceciliano (Casa Civil) e Tati Ervite (Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome).