Prefeitura do Rio faz entrega de selos de acessibilidade e inclusão para órgãos

PD

São três categorias para as pessoas com deficiência. É o segundo ano consecutivo que governo reconhece boas práticas

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), realizará a entrega dos Selos de Acessibilidade e Inclusão para órgãos públicos e organizações sociais que realizaram ações de inclusão e/ou acessibilidade para as pessoas com deficiência na cidade, durante o ano de 2023. O evento ocorrerá nesta terça-feira (19), às 9h30, no Centro Administrativo São Sebastião.

O objetivo é reconhecer e impulsionar a pauta da pessoa com deficiência em todas as políticas.

A SMPD concederá 15 selos para os órgãos municipais em três categorias de acessibilidade: atitudinal, que garante acesso sem barreiras resultantes de preconceitos, estigmas, estereótipos, discriminações; arquitetônica, por promover acesso sem barreiras físicas construídas no interior e no entorno de edificações e nos espaços urbanos; comunicacional, por permitir comunicação sem barreiras com uso da escrita, falada, gestual, língua de sinais, braille, entre outros.

Entre os órgãos municipais que receberão os selos estão: Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro (GEO-RIO), Secretaria Municipal de Turismo (SETUR), Companhia Municipal de Energia e Iluminação (RIOLUZ), Empresa Municipal de Multimeios Ltda (MULTIRIO), Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro (RIO-ÁGUAS).

Onze instituições premiadas
A novidade da segunda edição será o reconhecimento da contribuição de instituições públicas e do terceiro setor, na prestação de serviços às pessoas com deficiência que se somam às ações da administração municipal. Onze instituições serão premiadas na categoria

Segundo a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, as pessoas com deficiência são cidadãos que ainda possuem barreiras para exercerem seus direitos na sociedade. Precisamos valorizar as boas práticas implementadas e continuar a fomentar a discussão para que tenhamos uma cidade e serviços sem qualquer tipo de barreira.