Presidente Lula chega à Bélgica para cúpula

Encontro

O presidente Lula na foto oficial do 7º encontro da Celac, em janeiro, na Argentina

BÉLGICA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou neste domingo à Bruxelas, capital da Bélgica. A partir desta segunda-feira (17), o chefe do Executivo brasileiro participa da cúpula que reúne países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia.

O encontro entre os líderes dos blocos, que reúnem 60 países, vai até terça-feira  (18) – e Lula deve voltar a Brasília na manhã de quarta (19). A última reunião havia ocorrido em 2015, também na Bélgica.

Na segunda, de acordo com prévia divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula participa de um fórum empresarial com representantes dos dois continentes pela manhã e da sessão de abertura da cúpula à tarde. Lula também terá sete reuniões bilaterais, além de um encontro previsto com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro avalia que a cúpula pode dar “impulso” às relações bilaterais entre os países. O Brasil havia deixado a Celac durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O retorno ao grupo ocorreu neste ano, após a posse de Lula.
Entre os assuntos que poderão entrar em pauta durante o encontro, estão: mudança do clima e transição justa e sustentável; transição digital inclusiva e justa; segurança cidadã e combate ao crime transnacional.