Preso um dos traficantes mais procurados do Brasil

'Gordão', como o bandido é conhecido, tem mansões com bunker e túnel de fuga/Reprodução

Preso na última segunda-feira (5) em um restaurante de Poá, na Grande São Paulo, Anderson Lacerda Pereira, conhecido como Gordão, era procurado desde 2017 e tinha o nome incluído na Interpol há dois anos.

Apesar de se hospedar em diferentes motéis para se esconder da polícia, o traficante tinha várias mansões em Arujá e um sítio em Santa Isabel, na Região Metropolitana de São Paulo. Em algumas dessas propriedades de alto padrão, havia bunker e túnel de fuga, além de criação de animais como macacos, araras e jacarés.

O criminoso também é acusado de enviar cocaína para países da Europa e de fraudar compras públicas na área da saúde na Grande São Paulo. Ele ficou conhecido no mundo do crime em 2014, quando intermediou uma venda de cocaína entre Marcola, chefe do PCC, facção que atua de dentro e fora dos
presídios no país, e uma temida máfia italiana.

Sítio paradisíaco e bunkers
Na cidade de Santa Isabel fica o sítio Guamuchilito que, segundo a polícia, pertence ao traficante. O nome da propriedade é o mesmo da cidade mexicana onde nasceu o traficante mexicano Amado Carrilo Fuentes, conhecido como ‘Senhor dos céus’ por ter uma frota de aviões para transportar droga. Ele morreu em 1997 aos 41 anos.

O sítio de Gordão lembra a fazenda que Pablo Escobar, um dos narcotraficantes mais conhecidos do mundo, tinha na Colômbia. Escobar morreu em 1993 aos 44 anos. No local, ele tinha hipopótamos, camelos e até elefante.

Investigações da polícia apontam que Anderson ficou milionário com a venda de drogas e comprou dezenas de casas e mansões em nome de outras pessoas. Pelo menos duas das casas tinham bunkers, salas onde ele e os comparsas podiam se esconder.

Em um imóvel que estava em construção, a polícia encontrou não só um bunker, mas um túnel no subsolo. Com 50 metros de comprimento, o túnel serviria como rota de fuga e terminava do lado de fora do condomínio, em uma área de mata.