Projeto de equoterapia do 20º BPM ganha nome do coronel Francisco D’Ambrósio

Os coronéis Francisco D'Ambrósio e Ângelo, comandante do corporação, descerram a placa inaugural/Divulgação

O espaço de terapia ocupacional com cavalos foi idealizado em 2003 quando o coronel D’Ambrósio (centro) comandava o Batalhão de Polícia Militar de Mesquita/Divulgação 

Em pleno funcionamento desde 2003, dentro da estrutura operacional do 20º Batalhão de Polícia Militar, em Mesquita, na Baixada Fluminense, o projeto ‘Equoterapia Renovar’ ganhou um nome de peso em reconhecimento pelos 19 anos de idealização da iniciativa que utiliza o cavalo como método terapêutico no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Na manhã desta terça-feira (30), o coronel Francisco D’Ambrósio, então comandante da corporação, inaugurou
o Espaço Terapêutico Coronel D’Ambrósio, uma homenagem por sua contribuição para a criação deste importante projeto, que atende hoje 60 crianças, de diversas faixas etárias, além de adultos, com terapia ocupacional.

O descerramento da placa contou com as presenças do coronel Ângelo Barbosa, que comanda o 20º BPM, da coordenadora do ‘‘Equoterapia Renovar’, Vivian de Almeida Bortolini, e de outros oficiais.

Atuação em três eixos
De acordo com a coordenadora, o atendimento é realizado às às terças, quartas e quintas-feiras, das 7h30 às 16h. O trabalho, que é indicado para pessoas com deficiência e limitações motoras, atua em três eixos – físico, psicológico e emocional. São necessários cerca de 30 minutos sobre o cavalo, onde os instrutores realizam, juntamente com o aluno, entre 1,8 mil a 2,2 mil deslocamentos com o corpo.

Múltiplos benefícios
“A marcha humana se assemelha muito com a do cavalo e, por isso, o contato terapêutico com o animal traz muitos benefícios, principalmente para o equilíbrio e a postura, além de ajudar na autoestima, confiança e socialização dos alunos. Recebemos desde autistas a pessoas que foram vítimas de AVC e ficaram com sequelas motoras e cognitivas”, explicou Vivian.

O projeto funciona no gramado do batalhão, localizado na Rua Tenente Aldir Soares Adriano, nº 354. Para seguir o trabalho do ‘Equoterapia Renovar’ nas redes sociais, basta acessar o Instagram: equoterapiarenovar1