Projeto ensina mulheres a fazerem tranças em áreas carentes de Queimados, na Baixada Fluminense

Projeto-1

O projeto criado pela cabeleireira Mara Célia Morethson (no centro) ajuda mulheres a terem uma renda extra e na possibilidade de conseguir vaga no mercado da beleza/Divulgação

 

Intitulada de “Seja Luz na vida de alguém”, iniciativa tem aberto as portas no mercado de trabalho para moradores dos bairros São Simão e Caixa D’ Água 

Nas tranças, está o sonho da transformação de vidas em uma das áreas mais carentes de Queimados. Desde o fim do ano passado, o projeto “Seja Luz na Vida de Alguém”, criado pela cabeleira Mara Célia Morethson, 45 anos, tem possibilitado às mulheres dos bairros São Simão e Caixa D’Água a possibilidade de terem uma renda extra e a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

As aulas são gratuitas e acontecem duas vezes por semana durante um mês. A primeira turma já foi formada. Mais do que a teoria, os alunos aprendem, na prática, duas técnicas de trança: Nagô, ou enraizadas, que são feitas rente à raiz e ficam rasteiras, bem presas ao couro cabeludo; e as Box Braids, em que todo o cabelo é dividido em mechas, a serem trançadas na extensão escolhida.

Moradora do bairro São Simao desde o nascimento, Mara, que além de cabeleira também atua como manicure, doméstica, acompanhante e está cursando o terceiro semestre de Assistência Social, relembra como tudo começou.

“Estava procurando um outro local para morar. Até que Deus me revelou em sonho que eu tinha que plantar o bem aonde eu morava. Dali em diante, coloquei na cabeça que não ia mais me mudar e que seria luz na vida das pessoas”, disse.

De acordo com a idealizadora do projeto, o objetivo é ampliar as atividades para outras áreas da beleza, como designer de sombracelha e alongamento de cílios, mas o projeto carece de doações para sobreviver.

“Quero plantar a semente no coração dessas meninas para que possam ter sua própria renda. Temos a necessidade de doações para ampliar as atividades. Faltam os materiais básicos, mas mesmo com o pouco já estamos conseguindo mudar muitas vidas”, destacou Morethson.

Mulheres empoderadas

Até o momento, o projeto já formou oito mulheres da comunidade, entre elas a trancista Aline Rodrigues, 34 anos e sua assistente Priscila Barbosa, 29, que fizeram parte da primeira turma.

“Fiz parte da primeira turma da Mara. Estava procurando fazer um curso que aprimorasse a técnica das tranças, pois já sabia fazer algo, mas não tudo. Comecei a trabalhar em casa e também vou nas casas das clientes. Consigo pagar minhas contas e ajudar o meu marido nas despesas de casa”, afirma Aline que está grávida do quarto filho.

Os preços dos serviços oferecidos por elas variam entre R$ 15 e R$ 220 reais de acordo com o tipo de trança escolhido pelo cliente.

“Nem sonhava em trabalhar com isso. Era dona de casa. Até que veio alguém e me deu o empurrão que eu precisava. Me formei e agora estou ajudando a Aline. Tudo mudou pra melhor”, comemora Priscila.

A sede do projeto Seja Luz na Vida de Alguém está localizado na Rua Zelina de Carvalho, 149, bairro São Simão. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 97427- 0357