Ruas do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, voltam a alagar

Brasil

Ruas do bairro Menino Deus voltaram a alagar na tarde desta quarta-feira (22)/Reprodução

PORTO ALEGRE (RS) – Ruas do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, voltaram a alagar na tarde desta quarta-feira (22), afetando moradores e o trânsito na região. A água transbordou em trechos das ruas Coronel André Belo, Barão do Gravataí, 17 de Junho e Avenida Praia de Belas.

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) revela que há explicações distintas para inundações em diferentes pontos do bairro.

O alagamento nas ruas Coronel André Belo, Barão de Gravataí e 17 de Junho estaria associado ao desligamento temporário da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 16. A desativação desta casa de bombas, localizada na Rótula das Cuias, deixou os bairros Menino Deus e Cidade Baixa alagados em 6 de maio.

O órgão afirmou em uma rede social que a ideia era colocar um motor adicional em operação, por meio da rede elétrica, e que a estação já estaria ligada novamente, permitindo que a água escoasse em direção ao Guaíba.

Já em um trecho da Avenida Praia de Belas, o motivo do alagamento, segundo o Dmae, é que a água teria como destino o Arroio Dilúvio, que estaria cheio. Assim, por ação da gravidade, a água retornaria às ruas pelo bueiro.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, caiu para 3,99 metros às 23h30 da última terça-feira (21). A medição, realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) no cais Mauá é a menor no lago desde 3 de maio, há 19 dias. Ontem, às 16h15, atingia 3,91 metros. A cota de inundação é de 3 metros.

Previsão de chuva

O Instituto Nacional de Meteorologista (INMET) emitiu um comunicado informando que o Rio Grande do Sul tem previsão de temporais para hoje (23).
Os municípios que devem ser afetados estão nas áreas Sudoeste , Centro, Sudeste, Metropolitana de Porto Alegre, Centro, Noroeste. A previsão para o RS foi classificada pelo Inmet em um aviso meteorológico “laranja”, indicando perigo de tempestade.