TSE e imprensa lançam campanha contra fake news nas eleições 2024

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A campanha vai adotar a linguagem regional para engajar os eleitores contra as fake news. Qualquer pessoa poderá ligar para o telefone 1491 e denunciar desinformação de que tenha notícia durante o período eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou duas iniciativas para conter a disseminação de fake news nas campanhas municipais deste ano. Ao lado da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional, a Corte lançou uma campanha para colaborar com o combate à desinformação durante o período eleitoral.

A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, também anunciou a assinatura de um acordo com as plataformas de redes sociais para o combate às notícias falsas, seguindo os mesmos termos das resoluções aprovadas pela Corte em fevereiro.

Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha vai adotar a linguagem regional para engajar os eleitores.

A iniciativa da campanha partiu de Cármen Lúcia e da diretora-executiva da Aner, Regina Bucco. A campanha conta com dois livros com informações sobre a instituição e o processo eleitoral. Um deles tem como público-alvo as eleitoras e os eleitores, enquanto o outro é destinado aos jornalistas.

A cerimônia de lançamento, na última terça-feira (6), contou com a presença de todos os sete ministros do TSE e também do ex-presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes – que lançou, no início do ano, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde). Ao elogiar o empenho de Cármen Lúcia no combate à desinformação, Moraes falou que a Justiça eleitoral brasileira é vanguarda no combate às notícias falsas e na boa regulamentação das redes.

“Não canso de repetir que o mal desse século em relação à democracia é a desinformação, a instrumentalização das redes sociais que se deixam instrumentalizar por discurso de ódio, discurso antidemocrático, que pretendem capturar a vontade do eleitor”, afirmou Moraes.

Campanha mescla alerta e estímulo

O trabalho foi desenvolvido pelos jornalistas da Aner e do TSE e por suas equipes, que sugeriram frases de impacto utilizando a linguagem local de cada uma das regiões do país. Usando o tom da descontração, a campanha mescla o alerta sobre o perigo das mentiras em meio digital e analógico e estimula a checagem das informações antes do compartilhamento das mensagens.
A ministra também anunciou a implementação de um número de telefone, 1491, para o qual qualquer pessoa poderá ligar e denunciar qualquer desinformação de que se tenha notícia. A partir da denúncia, o centro integrado irá verificar se há procedência e avaliar quais serão os encaminhamentos dados.

Linguagem local de cada uma das regiões

“Oxe! Mentira é de lascar!” e “Compartilhe apenas papo reto” são algumas das frases que vão povoar as redes sociais, os jornais e as revistas que aderirem ao movimento. A iniciativa é vista pela diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, como urgente.

“Para a Aner, participar desse movimento ao lado de todas as associações e instituições parceiras e com o apoio do TSE é um momento histórico, necessário e urgente, por conta das eleições que estão chegando”, disse a diretora-executiva da Aner.

Além da Aner, participam da campanha ao lado do TSE a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Agência Lupa, a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Alright, a Associação Nacional de Jornais (ANJ), a agência Aos Fatos, Coar, o Instituto Palavra Aberta, o Projeto Comprova, e o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo.